Para que esse método seja possível, o VoIP captura a voz, que até então é transmitida de forma analógica e a transforma em pacotes de dados que podem ser enviados por qualquer protocolo TCP/IP.
Sendo assim, o primeiro passo é instalar algum software que permita a ação.
Na prática, a transmissão pode ser feita de duas formas, de um computador para outro ou de um computador para um telefone convencional.
Redução de gastos
Sem instalação física
Ativação e configuração simples
Facilmente escalável
Alta qualidade de voz
Variedade de recursos
Trabalho remoto
São várias as vantagens da tecnologia. Além de baratearem o custo das ligações telefônicas, o VoIP
ainda permite que várias chamadas ocupem o mesmo espaço que é preenchido somente por uma na telefonia tradicional.
Na rede convencional, 10 minutos de ligação consumiam 10 minutos de transmissão a uma taxa de 128 Kbp/s,
enquanto com VoIP a mesma ligação pode ocupar somente 3,5 minutos do tempo de transmissão a 64 kbp/s, deixando o restante livre para outras chamadas.
Porém, apesar dos benefícios, há também algumas desvantagens do método, como a dependência de Internet, que provoca diversos contras.
Por exemplo, a qualidade da chamada irá depender de uma boa conexão e isso pode acabar atrapalhando, além de não poder contar com a tecnologia em situações de emergência nas quais não temos como ficar online.
Ainda assim, o VoIP tem se tornado cada vez mais popular e mostra que vale a pena. No Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), órgão responsável pela regulamentação de telecomunicação no país, esclareceu que um provedor VoIP que não fornece a rede, não precisa de licença para funcionar.
47 3027-2263 ou 3227-9344
47 9 8825 9275